Início » Estudos » Introdução ao Bootstrap

Introdução ao Bootstrap

Compartilhe:

Você é um desenvolvedor front-end e está cansado de escrever sempre as mesmas sintaxes CSS? O Bootstrap é o framework perfeito para otimizar seu tempo e deixar o seu código cada vez mais limpo!

Este framework é baseado em HTML, CSS e JavaScript, e oferece uma ampla variedade de componentes, estilos predefinidos e funcionalidades interativas que podem ser facilmente integradas em seus projetos web.

O Bootstrap é um framework muito popular, voltado para a criação de sites responsivos.

Ele foi desenvolvido pela equipe do Twitter e é uma ferramenta eficaz para criar interfaces web atraentes e responsivas.

Por que usar o Bootstrap?

O Bootstrap é uma ferramenta valiosa no desenvolvimento web por diversos motivos. O primeiro deles é que permite aos desenvolvedores economia substancial de tempo e esforço.

Fornece também componentes prontos para uso e que podem ser facilmente personalizados.

Além disso, o Bootstrap é altamente responsivo. Isso significa que os sites e sistemas web criados com ele se adaptam de forma consistente a diferentes tamanhos de telas, como:

  • Desktops e Notebooks;
  • Tablets;
  • Celulares.

6 vantagens do Bootstrap para webdesigners

Se você ainda tem alguma dúvida do benefíco do Bootstrap, confira abaixo as principais vantagens de utilizar esse framework:

1.    É um framework gratuito

O Bootstrape possui código aberto, foi desenvolvido com Jekyll e está hospedado no GitHub. Portanto seu uso é gratuito.

Além disso, existe uma grande comunidade que está sempre discutindo atualizações e novos recursos.

2.  Layouts responsivos

Uma ótima vantagem do Bootstrape é que ele prioriza o mobile first. Portanto, seu código é primeiramente pensado para as telinhas dos dispositivos móveis, e a partir deles amplia para os demais dispositivos.

3.  Acelera o desenvolvimento dos projetos

No Bootstrap você não precisa criar os layouts do zero, pois o framework já possui colunas e quebras que são parametrizadas para se adaptar ao mobile de forma padrão.

Um grande exemplo é que uma linha é dividida em até 12 colunas e dentro disso, com classes CSS conseguimos tornar o design responsivo sem a necessidade de digitar linhas e mais linhas de código e etc. Tudo se encaixa perfeitamente com o Bootstrap!

4. Modelos e estilos editáveis

O framework possui uma certa variedade de componentes gratuitos que podem ser facilmente editados e personalizados de acordo com o seu gosto e necessidade. Esses componentes são:

  • Tipografia;
  • Botões;
  • Formulários;
  • Menu dropdown;
  • Tabelas;
  • E muito mais.

5.  Plugins integrados

O Bootstrap simplifica também a instalação de diversos plugins em JavaScript. O que acaba sendo uma excelente alternativa para dar um certo dinamismo ao seu projeto web e torna-lo mais atraente.

6. Documentação abundante

A documentação do Bootstrap é ampla e de fácil entendimento, tornando-se assim de aprendizado rápido e constante. A comunidade além de grande é ativa e isso ajuda muito a encontrar suporte e soluções quando for necessário.

Introdução ao Bootstrap – Conclusão

O Bootstrap é um framework poderoso e flexível que facilita o desenvolvimento de sites e aplicativos web atraentes e responsivos.

Com sua documentação abrangente e uma grande comunidade de desenvolvedores, é uma escolha sólida para qualquer projeto web.

Recomendamos experimentar o Bootstrap em seu próximo projeto web e desfrutar dos benefícios de uma experiência de desenvolvimento mais eficiente, rápida e responsiva.

Caso queira consultar em detalhes a documentação desse framework, clique no link abaixo e aprofunde ainda mais em conhecimento:

Por aqui, também colocaremos novas matérias e tutoriais a respeito para você tirar o seu projeto do papel usando o framework Bootstrap.

Você está convidado a pensar com a gente!

Estudos relacionados:

CSS

Introdução ao CSS

A linguagem de estilização Cascading Style Sheets (CSS)permite ao programador definir um conjunto de regras de estilo que podem ser aplicadas aos elementos HTML. O CSS é uma linguagem de

Ler Matéria »
JavaScript

Introdução ao JavaScript

A linguagem JavaScript foi criada em 1995 pela Netscape Communications Corporation junto com a Sun Microsystems. Nesta época tivemos um período um tanto conturbado entre os navegadores, no qual os

Ler Matéria »
Logo curto da empresa de desenvolvimento Dassweb.
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.